cliente

Lucrar é saber como tratar o cliente

O que é um “cliente”, do ponto de vista de negócios.

Cliente é a pessoa mais importante para a farmácia, o cliente não depende de nós; nós é que dependemos dele; Ele tem a capacidade de demitir todos dentro de uma organização e para isso basta apenas que ele deixe de comprar na nossa empresa. No entanto devemos definir como “cliente” aquele que está continuamente comprando na nossa empresa e não aquele que simplesmente vai frequentemente e não compra nada.

Existem os clientes lucrativos, aqueles que compram sempre e dão lucro; Os que compram mas não dão tanto lucro, mas podem ser tornar lucrativos e os não lucrativos, ou seja inconvenientes, aqueles que só se aproveitam dos serviços (pressão, orientação, aplicação, etc.) e não compram nada, ou apenas as promoções que não geram lucro para a empresa.

Penso que os lucrativos além de ser muito bem atendidos devem ter reciprocidade pela sua fidelização e lucratividade para a empresa; os que não são tão lucrativos devemos traçar estratégias e entender as suas necessidades gerando diferenciais que tenham valor para que assim se tornarem lucrativos. Os não lucrativos, desde que não seja possível torná-los lucrativos deve se traçar uma estratégia para dispensá-los, com educação e respeito; a empresa não tem a obrigação de manter “clientes” não lucrativos! 

Lucro não é um objetivo é uma necessidade! Afinal o nosso salário/pró-labore depende do lucro que a sociedade traz para a empresa, mas parte deste lucro deve também ser devolvido a sociedade, principalmente a mais vulnerável.

Sem lucro a empresa fecha! Quem ganha com isso?


Dr. Juan Carlos Becerra Ligos


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *