Para ter uma comunicação eficaz dentro da farmácia ou drogaria, é importante entender que tal ambiente é composto por pessoas que prestam serviços para pessoas, e quando dizemos isso, basicamente nos faz compreender que estamos rodeados de sentimentos, culturas, ideologias e educações diferentes.
Então como alinhar o comportamento dentro de sua empresa de forma que não fira tais conceitos dentro de cada um? Bem, este conteúdo não traz formas técnicas, nem estratégias robotizadas sobre atendimento, mas dicas para você trabalhar com a parte comportamental de pessoas.
Agora que você já sabe sobre do que se trata o conteúdo, vamos listar aqui, algumas dicas que vão te ajudar a melhorar a comunicação entre os colaborares e na forma como cada um atende os clientes de sua farmácia ou drogaria.
Tenha uma comunicação clara e objetiva
As pessoas estão com pressa e buscam agilidade nos serviços e atendimentos, sendo assim, procure ser mais objetivo/a, mas tenha uma comunicação clara e no momento de explicar sobre algum produto ou medicamento, procure falar de uma forma que a outra pessoa entenda. Evite um linguajar muito técnico, ele serve para falar com seus colegas de trabalho. Além disso, nunca gere uma expectativa no consumidor, que não poderá ser atendida.
Sr., Sra., você entendeu?
É importante que ao terminar a sua fala, você pergunte a outra pessoa se ela entendeu de fato o que acabou de dizer. Isso é um hábito que muitos colaboradores de muitas empresas não fazem, o que é um erro básico cometido em muitas empresas.
Feedbacks são fundamentais
Eles precisam ser frequentes, para que os colaboradores de sua empresa estejam cada vez mais alinhados com o padrão de atendimento e execução dos serviços prestados. E isso vale para os colaborares entre si. Aquele que está a mais tempo pode dar dicas e ensinar os que estão começando.
Atenção:
Feedbacks jamais devem ser dados em corredores. Ele deve ser transmitido em local reservado e sempre apontando as melhorias, e não apenas os erros.
Elogie seus colegas de trabalho
Isso é muito importante! Elogie as pessoas, ressalte os pontos positivos, potencialize o que ela tem de melhor. Isso gera confiança e torna o ambiente de trabalho mais prazeroso de se estar e trabalhar. E assim, você abrirá, de forma efetiva, o canal de comunicação entre você e os seus colegas.
Seja cordial e sorria sempre
Sorria e trate todos de maneira cordial no ambiente corporativo. Nós sabemos que nem sempre as pessoas estão bem, afinal, todos temos problemas. Mas é importante separar isso, até porque as pessoas que trabalham com você não podem ser afetadas. Se você não estiver bem, vale ter uma conversa sincera com seus colegas e com seu chefe.
Por outro lado, ninguém gosta de trabalhar com pessoas mal-educadas ou ranzinzas, e quando você é leve, o ambiente fica leve e automaticamente favorável.
Portanto, sabemos que é possível ter uma comunicação mais assertiva quando todos estão satisfeitos e são bem tratados dentro da empresa. Cada um de seus colaboradores e colegas de trabalho precisam de uma atenção especial por apresentarem condições diferentes de vida, e é através de uma comunicação interna eficaz, que você chegará em um denominador comum para o sucesso das atividades e serviços dentro de sua empresa.
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