O Marketing é plural, e desde do início de sua existência, ele vem crescendo e se adaptando ao mercado, sempre com seu foco principal, que é o de gerar vendas por meio de estratégias oriundas de um planejamento de marketing. Para farmácias e drogarias venderem mais, listamos aqui algumas ações que podem ser implementadas e praticadas e que farão a diferença em comparação aos seus concorrentes.
Mas o que são ações de marketing?
São ações que surgem através de um planejamento estratégico, a fim de atender as necessidades dos clientes e aumentar as chances de sucesso das vendas. Sim, um dos principais objetivos do marketing é o de gerar vendas.
Ações de marketing que te ajudam farmácias e drogarias a vender mais
- Publicidade dentro do estabelecimento
São ações de publicidade desenvolvidas dentro do local de venda (PDV). Dispor, em locais estratégicos dentro da farmácia ou drogaria, peças com informações de promoções, descontos ou benefícios de um ou mais produtos. Só tome cuidado para não poluir o local com anúncios demais. Lembre-se que o visual é muito importante.
- Divulgue seus serviços
Clube de descontos, grupo de WhatsApp com promoções exclusivas, e um bom serviço de delivery, divulgados em folders, panfletos, redes sociais e e-mails, são necessários para estar presente na mente do seu cliente. Ele precisa estar ciente do seu diferencial.
- Ofereça serviços de atenção farmacêutica
Como teste de glicemia, aferição de pressão e temperatura. Estes são alguns serviços que podem ser feitos dentro das farmácias e drogarias, e que permitem que o seu cliente passe um tempo dentro do estabelecimento. Porém recomendamos que no momento atual, isso seja feito com extrema cautela.
- Faça campanhas e promoções
Faça campanhas de saúde e aproveite para divulgar produtos pertinentes ao assunto em questão. Um exemplo é o Setembro Vermelho, que é o mês do coração, ou até mesmo o Outubro Rosa, com foco na prevenção do câncer de mama, pois são meses que podem incluir campanhas com foco informativo, incluindo produtos em oferta para o seu público. Aproveite as datas comemorativas como Dia das Mães, Natal ou até mesmo o famoso Black Friday, para realizar promoções.
- Faça demonstração de produtos
Produtos como maquiagens e perfumaria são ótimas opções para realizar demonstrações de uso, além de aguçar no seu cliente o desejo de compra.
- Realize a distribuição de brindes
Os seus clientes precisam de um mimo. Eles precisam se sentir paparicados e agraciados por você. Isso é uma forma deles se sentirem especiais e isso gera uma boa memória na mente do consumidor em relação a sua empresa.
- Tenha um site e um blog
É muito importante você ter uma fonte de informação e conteúdo de valor, para que os seus clientes te vejam de forma completa, ou seja, você não venderá somente produtos, mais também irá alimentá-los de conteúdos sobre saúde, alimentação, além de dicas uteis para lhes proporcionar melhor qualidade de vida.
E todas essas dicas podem ser aplicadas através do seu negócio, mas é importante que você pesquise e conheça bem o seu público, para que as estratégias sejam aplicadas de forma mais assertiva.
Pesquise, planeje, execute e colha bons resultados!
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