Muitas empresas incluem o “Atendimento humanizado” como um de seus pilares de valor, mas muitas delas nem sabem o que esse termo significa, ou até sabem, mas não atingem sua total profundidade. Mas afinal, por que é necessário realizar um atendimento humanizado? Por que ele é tão importante? Antes de saber a resposta para essas perguntas, vamos entender o que isso significa:
Atendimento humanizado consiste em atender e tratar cada cliente de acordo com sua personalidade, seu estado emocional e atendendo as suas necessidades daquele momento. Ele precisa se sentir acolhido no momento em que está sendo atendido. Não basta somente auxiliar na resolução de um problema, mas de abrir um diálogo e de certa forma, um relacionamento entre o profissional e seu cliente. Isso resulta em alguns benefícios que podem gerar um grande diferencial para sua empresa. Como:
Se tornar um referencial
A medida em que você dá atenção ao seu cliente, ouve suas dores, se atenta em resolver que ele precisar de ajuda, é você quem ele vai procurar, além de levar te in suas necessidades, ele passa e lhe enxergar como um referencial e todas as vezes dicar para outras pessoas, ou até mesmo levá-las consigo.
Realizar uma GRANDE mudança em seu ambiente de trabalho
Você perceberá que o seu ambiente de trabalho ficará diferente. Seus funcionários, colegas de trabalho e até mesmo seu chefe vão notar e praticar a diferença. E é natural que, assim como seus clientes, eles também sejam tratados da mesma forma. Trabalhar com pessoas é isso: nem todos os dias estaremos bem para nos dedicar 100%, e entender e respeitar isso, faz parte do processo.
Gerar transparência e confiança
O ser humano já foi e é bastante enganado, isso de uma maneira geral. Ao encontrar em você e na sua empresa, um lugar que acolhe, que se preocupa e que atende as suas necessidades, faz com que ele ou ela se sintam confiantes. Atendê-los com a verdade, alia essa confiança junto com a transparência, que são dois componentes essenciais para o crescimento do local em que você trabalha.
Gerar crescimento e transformações positivas
É importante você também saber, que grandes e pequenas empresas, estão se adequando ou até mesmo surgindo com essa forma de atendimento. É uma maneira de manter seus clientes sempre por perto; de gerar o famoso “Marketing Boca a Boca”; e de crescer e avançar dentro do seu mercado. Uma empresa querida por seus clientes gera vendas de forma espontânea. E tudo o que trouxer de novidade, terá grandes chances de ser aceito por seu público.
Como atender de forma humanizada, em meio a uma pandemia?
A preocupação com a segurança e a saúde dos seus clientes é um item fundamental. A etiqueta comportamental mudou. Hoje, infelizmente não é possível cumprimentar com aperto de mão e temos sempre que usar máscaras de proteção facial para evitar o contágio. Mas existem alguns procedimentos que podem ajudar, como:
- Realizar constantemente a limpeza dos ambientes, produtos e objetos;
- Utilizar todos os equipamentos de proteção e higiene (álcool gel);
- Manter o distanciamento de no mínimo
- Lavar as mãos com certa frequência;
- Utilizar gestos que simbolizam afeição e cordialidade;
- Ter um olhar mais “sorridente” e empático;
- Sua fala precisa transmitir paciência, calma e atenção;
- A linguagem e a postura corporal precisam transmitir respeito e a sensação de que você realmente está preocupado com o seu cliente.
Portanto, você deve ir além de promoções de produtos, de estar presente no meio digital, e ir além de ter os menores preços. Uma empresa ou estabelecimento que promove um atendimento humanizado, sai na frente e gera o que realmente importa: valor, relacionamento e fidelidade.
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