Uma dúvida que pode surgir é quando falamos em medicamentos de referência, similares ou genéricos. Você sabe quais as diferenças entre esses três tipos? E as semelhanças? Qual o mais confiável? Confira:
Medicamento de referência
É um medicamento inovador registrado no órgão federal responsável. Possui mais credibilidade por se tratar de um medicamento que passa por uma bateria de estudos (com investimentos de milhões de dólares), cuja eficácia, segurança e qualidade são comprovadas cientificamente em conjunto com as agências reguladoras de saúde competentes.
Medicamento similar
O medicamento similar é aquele que contém o mesmo princípio ativo, na mesma concentração, forma farmacêutica, além de passar pelos mesmos testes de ação e eficácia, mas não pode ser substituído pelo medicamento de referência, por conta da velocidade de absorção pelo organismo não ser equivalente à tradicional.
Medicamento genérico
Eles contêm o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresentam mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica. A equivalência dos medicamentos similares foi possível devido à quebra de patentes, que possibilitou outras empresas a fabricarem, tendo a aprovação da Anvisa, que exige que todos os produtos desta categoria comprovem a mesma função terapêutica dos medicamentos de referência.
Fonte: CRF-PR.ORG.BR
Deixe um comentário