Quero começar esse texto dizendo que: ser produtivo não tem a ver com quantidade, e sim com qualidade, ou seja, se você realmente aproveita os seus dias de forma saudável e consciente. Porque se tem uma coisa que não dá para recuperar é o tempo. E aqui você confere dicas para ter bons hábitos e ser mais produtivo.
Planejamento

Procrastinação, uso excessivo de redes sociais, falta de disciplina e foco, e cansaço físico e mental. Quando temos os nossos objetivos bem claros, e um plano de execução para eles é mais difícil nos deixarmos nos afetar por essas coisas que mencionei aqui. E nesse planejamento, você precisa incluir tanto a sua vida pessoal, quanto a profissional. A verdade é que elas caminham sempre em paralelo, portanto não dá para planejar um e deixar o outro de lado.
Mas atenção: o planejamento, para se tornar um hábito, precisa ser simples e prático. Um erro comum é achar que um planejamento padrão vai funcionar para você. Na verdade, você precisa fazer a seu modo, do seu jeito.
Lute como um/a guerreiro/a…
Contra a procrastinação! A verdade é que ela é a maior vilã dos tempos atuais, pois o nosso cérebro sempre opta pelo caminho mais fácil, ou seja, o ato de fazer “vários nadas” é sempre a primeira opção que ele escolhe. Sendo assim, você precisa se esforçar para não cair nessa armadilha e lembre-se: você não é a única pessoa a lutar contra.
Pense no seu tempo como se ele fosse dinheiro

A questão aqui, é que ele vale mais. Até porque sempre é possível encontrar formas de se ganhar dinheiro, porém o tempo quando se perde, já foi. Um exemplo clássico é o tempo que gastamos literalmente nas redes sociais, muitas vezes sem aprender nada e só rolando a barra do feed. Quando você entende a importância do seu tempo, tudo o que você faz tem um propósito, e isso também é ser produtivo. Por isso, use o seu tempo com coisas de qualidade.
Seja realista e honesto/a consigo
Cada um sabe onde o seu calo aperta. Por isso, uma pessoa produtiva sabe administrar o seu tempo e dizer não quando é necessário. Evite colocar tarefas demais, dizer sim a muitos compromissos, para que no final você não se sinta esgotado. Isso não é nada produtivo, vai por mim.
De um passo de cada vez

Comece devagar, estabeleça metas possíveis dentro de suas condições atuais e vá organizando sua vida aos poucos, dizendo alguns nãos e abrindo espaços para coisas novas. Vale lembrar que mudanças bruscas não são saudáveis ao seu cérebro e esse choque pode atrapalhar seu desempenho, e isso á para tudo na vida.
Produtividade não tem só a ver com trabalho

Descansar também faz parte desse composto chamado produtividade. Ler um livro, assistir um filme e descansar o seu cérebro e o seu corpo também te tornam mais produtivos. O detalhe importante aqui está no equilíbrio e isso também pode estar incluso em seu planejamento, combinado?
Se você chegou até aqui, percebeu que não te ensinei uma fórmula pronta e mágica de se tornar uma pessoa produtiva, até porque produtividade tem muito a ver com a sua história de vida, como você vive e quais as suas condições. Isso é único e muito pessoal, portanto o seu planejamento para ser mais produtivo/a também precisa ser.
Deixe um comentário